Por um tempo eu vinha postergando uma postagem sobre este maravilhoso exemplar, o qual pertenceu à coleção do Pardal (Afonso Cascone). É um automóvel alemão da marca Benz (atualmente tem o nome Mercedes-Benz, do grupo Daimler-Benz, e na época eram duas marcas antes da fusão: Benz e Mercedes - nome dado por conta da filha de Daimler). Segundo sua história, era um automóvel que estava jogado em uma fazenda no interior de SP, quando, em 1972, fora encontrado pelo supracitado colecionador, na iminência desta raridade virar sucata. Após uma boa restauração, o modelo voltou à vida, sendo destaque nos eventos paulistanos da época, como o Concurso de Elegância no Jockey Club (veja-o aqui pelo Antigos Verde Amarelo) e no I Salão do Automóvel Antigo, realizado em 1981 no Anhembi (veja-o aqui pelo Antigos Verde Amarelo). Eu fiz uma enorme pesquisa sobre este automóvel e nada encontrei a respeito dos possíveis anos de fabricação dele: 1913 ou 1914? Não obstante, uma coisa me chamava a atenção neste modelo: Ele tem saídas de escape na lateral do capô, assim como seus sucessores da série SSK e K da Mercedes-Benz. O colete de radiador em formato de "V" foi introduzido na Mercedes Knight de 1908, para melhor refrigeração. Fora adotado em alguns modelos da Benz a partir de 1912. Após uma série de pesquisas, cheguei à conclusão: Este carro é um modelo 29/60 HP, super potente e super raro. Porém ainda me faltam dados concretos sobre o tipo desta carroceria, já que a Daimler-Benz produzia apenas os Tourer, Limousines e Town Cars. Fico pensando: A exemplo de um Silver Ghost encarroçado no Brasil, será que não teríamos outra raridade similar? De qualquer forma, as pesquisas estão ainda um pouco longe de serem concluídas. Posto-o para contar com a colaboração de nossos comentaristas, os quais sempre (via email ou via comentários) têm nos ajudado neste trabalho de resgate da memória do antigomobilismo nacional. O resumo da ópera: Mais um clássico possivelmente mandado para fora do país na década de 1980.
Abaixo, algumas fotos extras, enviadas pelo amigo João Pedro Gazineu:
Abaixo, algumas fotos extras, enviadas pelo amigo João Pedro Gazineu:
João vc está de parabéns,realmente ''levantando'' a memória que uns esqueceram e outros ''querem'' esquecer.......O que fizeram com nossos antigos foi crime,principalmente com os carros do Lee que foram exportados a força.....com certeza algum deles ainda está entocado com alguém aqui no Brasil.......um dia aparece....Abraços Erick
ResponderExcluirPois é, Erick. Tem umas Mercedes-Benz bem interessantes pra eu postar. Forte abraço.
ExcluirMas o pessoal do museu de Bebedouro não estava com esse automóvel? E ele não foi destruido com a grande enchente que abalou o museu há uns 10 anos atrás?
ResponderExcluirO de bebedouro era um Mercedes K Night, e sumiu do acervo ainda nos anos oitenta após a primeira enchente. Ninguém sabe se foi destruído ou se foi vendido.
ExcluirBruno Packard-Blasius
ResponderExcluirsera?
http://www.prewarcar.com/index.php?option=com_caradvert&view=ad§ion_id=1&id=187094&Itemid=432