Um dos mais incríveis registros que este blog faz: Os automóveis licenciados no RJ em 1928. Não obstante o Jornal "O Globo" colocar em sua edição do dia 03 de março de 1928 os modelos licenciados até aquela data, ele fez a ressalva da quantidade de automóveis das marcas existentes. Um fato bem interessante é: Um terço da frota da cidade era composto por modelos da Ford. Mas isto é o de menos: Se não temos noção de que não existe nenhum Minerva no Brasil, então o que dizer de CINCO automóveis da marca existirem naquela cidade? Ou NOVE exemplares da Locomobile? Daimler, "apenas" 47; Mercedes, eram "apenas" 37; Doze da Pierce Arrow; Dez da Delahaye; Sete da Delage; etc.
Algumas marcas fantásticas como: Piccard, Ajax, Napier, Rickenbacker, Spa, Itala, Voisin (já vistos por aqui), Ansaldo, etc... Alguns exemplos desses automóveis no exterior:
1907 Itala Model 36/45HP Speedster
1913 Napier Tipo 44 Torpedo
1914 Peerless Modelo 60 Touring
1924 Rickenbacker
1925 Minversa tipo AC Tourer
1925 Locomobile tipo 48S 7 Passenger Touring
1924 SPA Torpedo
1914 Piccard-Pictet Tipo MIV
Dois deles me chamaram a atenção por serem exemplares únicos e que ainda existem: O Graf Stift e o Turcat Mery, já que ambos eram cariocas! O primeiro está em São Paulo desde a década de 1980, enquanto o segundo foi descoberto por Roberto Lee quando estava enterrado em uma praia em Niterói - desenterrado, foi diretamente para o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas em Caçapava, de onde sumiu misteriosamente em 1988 (não há registro de venda deste automóvel no Condephaat e é dado como subtraído segundo um Boletim de Ocorrência feito pelo pai de Roberto Lee, na delegacia de Caçapava). Felizmente, o carro ainda está em São Paulo (mais detalhes e fotos atuais do Turcat Mery por email).
1906 Turcat Mery de Roberto Lee
Outros, como o Ansaldo, ainda há no Brasil uma unidade: Ela está desde os anos 60 com o Romeu Siciliano (parece que foi vendido pelos herdeiros do Romeu pra outro colecionador - se houve a venda, realizou-se recentemente); Maxwell, há um modelo de 1917 com um colecionador paulista; Há um Amilcar desta época com um colecionador de Sorocaba; Recentemente, um colecionador paulistano comprou um Lanchester da Inglaterra, mas do ano superior à data da matéria (é um 1932); Há uma Alfa Romeo 1926 no museu de Caçapava; Há 03 Isotta Fraschini originárias do RJ em São Paulo (uma barata, pra fazer) e em Belo Horizonte (duas, prontas); Há um Hispano Suiza de 1919 em uma coleção paulista (e ele veio do RJ!); Há um Delahaye vindo do RJ na coleção do Eduardo Matarazzo em Bebedouro/SP; Há um Kissel de 1926 em Minas Gerais; Há um Daimler (não sei se ainda está em São Paulo). A seguir, fotos reais desses modelos:
1926 Ansaldo tipo 4C Torpedo
1917 Maxwell
1919 Hispano Suiza Tipo-30 Torpedo
1925 Isotta Fraschini tipo 8A D'Orsay Cabriolet
1926 Isotta Fraschini Tipo 8A Castagna Cabriolet
1926 Alfa Romeo tipo RL Coloniale Torpedo
1912 Delahaye tipo 32 Tourer
1921 Daimler Knight 30PS Tourer
1926 Kissel tipo 8-75 Sedan
1928 Amilcar CGS Torpedo
1932 Lanchester Saloon: recém importado ao Brasil
Comentário final: Nenhuma Bugatti citada!
Vi pessoalmente o citado carro do Lee que estava enterrado. Fui ver um galpão alguns carros a pouco mais de 1 ano em uma garagem no Belém aqui em sp e me lembro muito bem desse carro e do nome Turcat Merry. Está com rodas podres e em péssimo estado de conservação. O dono do lugar é um rapaz meio gago e que disse ter guardado os carros de um tio me falou q é o único existente no Brasil e o dono dele morreu no Titanic mais pela sua foto me parece o mesmo carro e também pela história muito mal contada do Titanic. Parabéns pelo blog e pela dedicação em resgatar a história do carro antigo por nossas terras. Abraço. Antonio Greco.
ResponderExcluirPrezado, agradecemos pela visita. Creio que estes sejam os "segundo donos" do Turcat. Quem o retirou ilegalmente do museu já morreu. sds.
ExcluirRealmente sempre quis saber um pouco mais sobre o Turcat Merry.Ele era encarroçado??Erick - Rio de Janeiro
ResponderExcluirCreio que jamais foi!
ExcluirSobre o Turcat , medidas cabíveis ja estão em andamento , Tanto Condephaat quanto autoridades competentes ja foram comunicadas , qualquer ítem do acervo Museu Roberto Lee Caçapava que foi retirado nesses anos que estava fechado sem comprovação legal , deve ser denunciado !
ResponderExcluirEspero que o museu consiga recuperar seu patrimônio. Nós antigomobilistas, agradecemos pela recuperação do acervo.
ExcluirPostagem maravilhosa, João (para variar...) - duas questões: 1. Qual é a quantidade de Fords existentes, exatamente, de acordo com a matéria? 2. Tens algum histórico sobre o Kissel com chapa P-100 ? Grato!
ResponderExcluirConheço o Kissel há mais de 20 anos: está com a mesma família há 6 décadas, aproximadamente. Sobre a quantidade de Ford, exata, creio seja na metade dos carros, pois é totalmente natural que tenham mais modelos T ou A do que quaisquer outros automóveis em suas épocas.
Excluirjoão,
ResponderExcluirparabéns pelo blog exumando e conservando nossa história.
sobre amilcars há mais: fechado, em campinas, sp; cgs - um monoposto e meio -, em possibilidade de restauração, também na mesma cidade; cgs restaurado a catálogo no lacrado museu nacional do automóvel, em brasília. há anos vi o mais raro deles, mesma carroceria esportiva, mas versão cgss - este "s" significa rebaixado em francês com motor 1.5 de seis cilindros. um carro de corridas. desaparecido. sucesso roberto nasser
Bem lembrado, Dr. Nasser. Alguns desses eu desconhecia a existência. Oportuna tua observação que vem muito bem a calhar para locupletar nossos trabalhos de pesquisas. Agradecemos pela visita e pelo excelente comentário. sds.
Excluirdeixa eu adivinhar.. o turcat-mery tá junto do "bugatti"que era alfa em stude?
ResponderExcluirO Turcat do Lee está junto da carroceria de uma Alfa Romeo Azul, que foi o que sobrou do carro no qual Hele Nice se acidentou. Enquanto a mecânica e chassis foi para outro carro que está na Europa a carroceria ficou e recebeu um chassis de Studebaker adaptado. O atual "dono" fala que aquilo é uma Bugatti para não chamar atenção. Antonio.
ExcluirCorreto: É uma Alfa Romeo. Aquele carro não é Bugatti.
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