Tenho muito orgulho em publicar no OSA sobre este automóvel que eu considero um dos 5 mais importantes do Brasil. Trata-se do Kissel de carroceria Sedan e ano de fabricação datado de 1926, o qual é um dos melhores automóveis que já vi na minha vida. Minha admiração por ele começou em 1992, quando fomos ao Encontro de Automóveis Antigos de Pouso Alegre. Ainda era adolescente, e meu pai descarregou a Jardineira no chamado "Hotel do Fernandão", que ficava bem na entrada da cidade. Ela iria repousar por lá até que no dia seguinte, o primeiro do evento, fôssemos buscá-la (levamos também outros de nossos carros: o Dodge 1946 e Fordão Coupe 1947 até Pouso Alegre). Quando a Jardineira desceu do caminhão, apontou na rotatória um bruta guarda louças, lindo, imponente, que também parou no hotel. Eu e meus primos ficamos encantados pelo carro e fomos lá conhecê-lo. Ajudamos a cobri-lo, e aquilo para mim foi muito marcante.
Anos se passaram até que entrei em contato com o atual proprietário do Kissel, que herdou o carro do seu falecido pai (a meu exemplo, já que eu também perdi meu pai há 10 anos). Vemos os detalhes e o fino trato que o belo automóvel ainda recebe: Ele continua lindo, impecável e rodando perfeitamente! O amigo Túlio me cedeu algumas fotos e fez este texto, o qual publicarei na íntegra abaixo. Todos os parabéns a ele, além de meu agradecimento pela gentileza dele ao ceder para nós as imagens e o texto sobre este importantíssimo automóvel da história do antigomobilismo brasileiro.
Amigo Túlio, pode ter certeza que teu carro é um orgulho não só para ti, mas também é para todos nós antigomobilistas ou apaixonados pelos "velhinhos"!
"O Kissel nosso é um modelo 55 ano fabricação 1926, foi adquirido
pelo meu falecido Pai Pedro Gilberto Veloso na década de 80, fizemos uma
restauração das madeiras, pintura e estofamento na decada de 90, ele
funcionava e funciona perfeitamente nunca foi feito trabalhos mecânicos,
nele alem de trocas de borrachas de freio e pequenos ajustes.
Este carro tem alguns detalhes que eram opcionais na época, as
rodas de disco, faróis maiores que os outros carros da Kissel e os
paralamas dianteiros ligados aos extribos que não era na maioria dos
Kissel da década de 20.
Outro detalhe interessante é ele não tem vareta para verificar o
nivel de oleo do motor e sim um relógio marcador com ponteiro, tem
tambem tranca com chave na alavanca de marchas que trava de ponto morto
Ele pertencia a um senhor português proprietário de uma funeraria
que o mantinha sobre 4 cavaletes de madeira a mais de 20 dentro do
barracão da funeraria na cidade de Guararapes SP
Hoje pertence a mim e a minha irmã Terência.
Na cidade de Wisconsin nos USA tem um museu da marca onde anteriormente funcionou a fabrica da Kissel.
Anexo fotos do Kissel se quiser mais algum detalhe pode pedir
Abraços"
Lindo automóvel! Parabéns ao Sr. Túlio pela preservação. Uma joia para o sul de Minas!
ResponderExcluirEsse auto tinha freios hidráulicos? E balacas externas? AGB
ResponderExcluirFoi salutar descobrir estes tesouros automobilísticos pré-guerra em terras brasileiras através deste blog.
ResponderExcluirVida longa e prospera ao blog O Senhor Automóvel!
Um exemplar realmente notório... a placa dianteira é um charme extra.
ResponderExcluirEsse automovel é citado no livro de Lira Neto VOL I Getulio 1882-1930. pag 272.Fantastico.R.N.
ResponderExcluirEm meados dos anos 80, estacionou defronte a nossa Funerária um suntuoso Landau ou Galaxi, não me lembro ao certo. Era a despedida do Kissel, pois, meu avô Sr. Luiz Ferreira Palhais estava prestes a concluir a venda deste veiculo que estava na familia por decadas. Hoje com muita satisfação e saudade revejo as fotos do veiculo o que remete a minha infancia e juventude. Deixo meu contato zecaatirador@hotmail.com, pois se o proprietario tiver interesse em dispor, temos interesse.
ResponderExcluir