terça-feira, 15 de outubro de 2013

1909 Renault Tipo AR 50CV

Outro registro maravilhoso do sr. Antonio Seabra: Um enorme Renault que também pertenceu à família dele! Talvez, um dos poucos registros de um Renault do tipo AR que se tenha notícias na América do Sul. Nessas fotos, vemos o carro com a carroceria original Landaulet, e posteriormente com uma nova carroceria Touring - adaptada pela família, a nova carroceria deu um visual mais esportivo e tropical ao modelo. Por incrível que pareça, é o mesmo automóvel!







6 comentários:

  1. Trocaram as rodas de madeira por de arame, colocaram um capô mais longo, novos para-lamas e até os faróis a carbureto deram lugar a um sistema elétrico. Realmente não parece o mesmo carro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (risos) Pois é! Pelos faróis elétricos, suponho que as fotos sejam no período de 1920.

      Excluir
  2. O "laundalet" caracteriza-se por apresentar uma tolda traseira rebatível. Infelizmente a fotografia não permite ver os compassos que articulavam a abertura da tolda (pelo menos em meu computador). Talvez o carro seja um "coupé de ville": cabina fechada para os passageiros e aberta para o motorista, com teto removível. Os americanos denominam esse modelo de "town car". E o capô alongado levanta sérias dúvidas sobre novo encarroçamento. Aliás, a substituição da carroceria era muito comum na época pois o arcabouço de madeira sofria muito desgaste. Alem disso, os proprietários gostavam de exibir seu status financeiro, trocando de libré automotiva como as mulheres mudavam seu guarda-roupa. AGB

    ResponderExcluir
  3. Eric Elias Guimarães18 de outubro de 2013 às 06:10

    O mais interessante é que se comparar este Renault, é que com a Reforma, ele ficou praticamente idêntico a um modelo pós primeira guerra, similares aos modelos de 1918 a 1925 da Renault. Basicamente, ficou como se ele tivesse comprado um novo carro da mesma marca. Fantástico trabalho. (Não posso tambem lamentar por outro lado, pois ter uma 1909 hoje seria muito mais status que ter um de 1919).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Apenas se difere dos 40cv se observarmos com atenção o final do capô/início do pára-brisa. sds.

      Excluir