segunda-feira, 14 de outubro de 2013

1929 Packard Custom Eight tipo 745 modelo 412 Convertible Coupe

Mais um maravilhoso registro do sr. Antonio Seabra: O Packard 1929 que pertencera a seu avô! O mais legal: este Packard veio a substituir o Duesenberg modelo "A", o qual já postamos por aqui! Só um comentário: Apesar das fotos serem em preto e branco, dêem uma olhada no esquema de cores deste automóvel. Coisa linda, não? 




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16 comentários:

  1. Por curiosidade, essa família não teve Bugatti la Royale, né?

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  2. Este Packard não é 1929. É um 1932, Deluxe Eight, Convertible Coupe. Série 904, carroceria modelo 519 com rodas disco. Esse parachoque com esse tipo de para-lamas dianteiro com lanterninhas só saiu em 1932. É um belíssimo carro! Abs.

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    1. Prezado, também imaginei que fosse mais novo (um 840, de 1930 modelo 1931) por conta dos pára-lamas, mas o sr. Seabra me falou que as fotos do Packard foram em 1929, ano no qual o avô deste comprara o Packard em troca do Duesenberg modelo "A". Como a Packard lança os carros por série, é bem plausível que seja um modelo da sétima série (modelo 1930), correspondente ao número 740, mas com ano de fabricação em 1929 (alguns da sétima série saíram com pára-lamas da 8th série). O Packard 904 de 1932, como citaste, é igual ao do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, do Roberto Lee. É diferente, pois já tem a grade do radiador em formato mais "bicudo" e a porta aos tacos de golfe é de outra forma. Alguns 1931 saíram com a grade e faróis do 9th série, o que complica ainda mais o entendimento destes carros (só pelo painel dá para se saber se é 840 ou 904). Mas a maior diferença é: Em 1932, os coupes roadster já tinham vidros nas portas. Continue participando. sds.

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    2. É 1932. O colete do radiador é 32. As rodas são 17 pol. As do 29 são aro 20, bem maiores. Os para-lamas do 29 são mais curtos. Abs.

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    3. Atualizei com algumas fotos de Packards da sétima série exatamente iguais aos modelos da foto. Repare na porta do local de tacos de golfe. sds.

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    4. Perceba a diferença no para-choque. e a lateral do capô no 32 abre com uma alavanca centralizada. No 29 não há essa alavanca. o carro do Seabra tem os parachoques do 32 e a alavanca na lateral do capô. Abs.

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  3. Caramba: Fiquei curioso! Packard da 11th série para baixo é osso duro pelas séries adaptadas que a própria fábrica lançava! Estou começando a ter certeza que é um 840!!! Packard é COMPLICADO (risos). O 1932 eu tenho certeza que não é pela ausência dos vidros e pela forma da porta taco de golfe, já que é maior que a do carro do Lee. Mandei um email ao sr. Antonio Seabra para demonstrar essas dúvidas. sds.

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  4. Mais um ponto é que a moldura inferior do para-brisas do 29 é reta, e a do 32 é curva, acompanhando o contorno da carroceria. Abs.

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    1. Prezado, comi meu livro de Packard e cheguei a um conclusão: Só pode ser um Oitava Série, sem dúvida alguma - 840 ou 845! Como os 745 tinham pára-lamas mais abertos iguais aos 1931 e 1932, eu não havia dado atenção ao pára-choque, onde você realmente observou bem que não conferem. Olhe só: http://www.barrett-jackson.com/staging/carlist/items/Fullsize/Cars/91524/91524_Side_Profile_Web.jpg Como te disse, os 9th séries já tinham vidros nas portas, o que é a excludente máxima para ser um 1932. bem como a porta do compartimento de golfe ser mais "retangular" nos modelos anteriores a 1932. Este deu trabalho (risos). sds.

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    2. http://www.barrett-jackson.com/application/onlinesubmission/lotdetails.aspx?ln=354&aid=343

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  5. Humm.... A 7ª série foi lançada em 20-09-1929, portanto esse carro pode ser um 740 entregue em 29. A grade do radiador exclui a 9ª série de 1932. Nas fotos do Seabra não é possível verificar com precisão se a curvatura do para-brisas tem vidro inteiriço (32) ou um acabamento metálico curvo (30). Quanto aos para-choques, os carros da época usavam diversos modelos,nem sempre correspondendo ao tipo oferecido no catálogo. Inclusive o exemplar exposto tem aquelas "garrafinhas" para reduzir a arfagem, que não eram acessórios comuns. E não esqueçamos que muitos desses autos recebiam carrocerias especiais, diferentes do padrão da fábrica. AGB

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    1. AGB, Packard funde a cuca! (risos). Se a resolução da foto vista por cima fosse melhor, daríamos maior noção sobre a ausência de manivela dos vidros - o primeiro Packard a ter manivela nos vidros é o da Nona Série, e nesta foto não há possibilidades de vermos manivelas nas portas (realmente parece que não tem). Não obstante, como disseste, muitas carrocerias (como a Dietrich) modificavam alguns detalhes. O Sr. Seabra me falou ser 1929, então isto me deixou com uma enorme dúvida, pois o avô dele anotava as datas das fotos. Ficamos no aguardo para dirimirmos por fim estas dúvidas... sds.

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  6. Um "roadster" usava sanefas (cortinas de enrolar) para proteção das intempéries. Já um conversível tinha vidraças, que recolhiam para dentro das portas. Em 32 a Packard resolveu colocar vidros em seus "roadsters" por julgar as sanefas muito incômodas: imagine viajar durante uma nevasca. E há outras diferenças entre esses modelos, mas o assunto é longo demais. AGB

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    1. Exato: Na foto vista por cima não dá para ver as manivelas, o que é uma excludente quanto a ser um 1932. Como penso, finalmente, é um 840 ou 845, pois esses modelos, em junho de 1931, receberam um "Kit nona série", no qual havia faróis, grade e pára-choque do recém lançado ano modelo 1932. Este está dureza, meu caro.

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  7. De acordo com um amigo que conhece bastante Packard, deve se tratar de um final de 31, por causa das lentes planas de farol. O 32 já as tem algo curvas.

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