quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Roberto Lee: 1935 Auburn Custom Phaeton 852 número de motor 5325 e chassis 5716

Conforme prometido, mais um automóvel "brasileiro" que hoje está perdido pelo mundo. Desta vez, é mais um automóvel da coleção do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, fundado por Roberto Lee em 1963, no Município de Caçapava/SP. O Auburn (dados obtidos pelos arquivos do Condephaat: o número de motor é 5325 e o número do chassis é 5716, e a série é 66)  fora exportado em 1989 para os EUA (no mesmo lote da MB 500K, Delage D6 75, Bugatti e Rolls Royce 1952 - desta lista, somente o Rolls Royce já de volta ao Brasil, em uma coleção mineira onde divide o teto com a Isotta Fraschini que pertenceu ao Dr. Otávio Rodrigues de Souza, que constantemente também era vista no Museu de Lee em exposições esporádicas) e comprado pelo colecionador Manny Dragone. Agora ele está na França, onde irá a leilão, conforme este anúncio evidencia. Dentre as histórias deste automóvel, chama-nos atenção uma citação do Lee sobre as calotas dele: Dizia Roberto Lee que fora jantar na casa de amigos no Rio de Janeiro, quando o anfitrião o entrega um presente, o qual fora encontrado em um ferro velho. Na certeza de que seria apenas mais um enfeite para a parede do museu, o presente era exatamente a última calota que faltava para o Auburn ficar 100% completo...



Fica a dica para os abonados de plantão: Um ótimo automóvel que está a um preço acessível visando à importação. Tem história, tem pedigree e foi de Roberto Lee. Sobre ele, ainda há vários automóveis já localizados do colecionador, sendo que a maioria foi localizada no Brasil. Tenho certo receio de postar sobre esses automóveis devido a toda história por trás deles, já que muitos foram vendidos ilegalmente, sem a anuência das herdeiras (não citarei, mas tem um carro que foi vendido e está até hoje no Brasil, pois levaram outro de mesma marca e com valor infinitamente superior no lugar dele) ou simplesmente desapareceram (quer dizer: com números de motor e chassis nenhum automóvel some). Além desses 5 que foram para o Manny Dragone em 1989, o Rolls Royce Phantom I 31MC fora comprado por Abba Koogan e levado com ele para fora do país. Por ora, fiquem com mais um encontrado!









5 comentários:

  1. Bom dia João , triste historia do MPAM , se não fosse a internete a herdeira já teria vendido tudo para a sucata , por que a parte boa ela vendera antes , sei onde está provavelmente o Horch que era do Roberto Lee , mais tambem não comento muito no assunto , se não fosse essa publicidade toda via internete , poucas pessoas iam lembrar da plaqueta na Via Dutra , Museu Paulista de Antiguidades Mecanicas ...

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    1. Prezado Eduardo, entre em contato no meu email para me falar a respeito do Horch - sei de dois abertos e ambos estão em SP, mas não posso afirmar qual deles é o carro do Lee. joao.simonetti@globo.com

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  2. João Paulo,
    Parabéns pelo blog. Soube dele hoje e sei que pelo seu conhecimento sobre o assunto, logo será um dos mais visitados.
    Aldo

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    1. Amigo Aldo, este blog foi fortemente incentivado pelo amigo Guilherme Gomes (Antigo Verde e Amarelo, o melhor blog de autos antigos). Nos esforçaremos para mantermos o conteúdo à altura daquilo que os amigos apreciam. Agradecemos e continuem nos visitando. Att,

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