quarta-feira, 2 de abril de 2014

1923 Mercedes 15/70/100 PS Targa Short Wheelbase


Finalmente temos boas fotos da Mercedes "SSK" do Museu Paulista de Antigüidades Mecânicas: Trata-se de um modelo 15/70/100 PS, sem os tubos de exauste para o compressor. Apesar de ser uma Mercedes-Benz de linha esportiva, este chassis se mostra um carro bem mais simples do que declarava Roberto Lee. Falamos deste carro em outro post, mas sem muitas certezas, pois as poucas imagens disponíveis davam a impressão de um chassis mais longo. Não obstante, agora todas as dúvidas finalmente foram dirimidas: Não é uma SSK, mas uma 15/70/100 PS de chassis curto, modelo o qual deu origem às SSK e SSKL. Sabe-se que ele fora visto nos anos noventa em SP, na coleção de um tradicional comerciante de automóveis antigos da capital. Desde então, nada se há a respeito do chassis. Ainda assim arrisco a minha opinião: Motor, diferencial, câmbio e rodas são Mercedes. E o chassis? Bem, isto ai não é chassis de Mercedes nem aqui nem na China! Motivos: 1-A Longarina do chassis tem uma curvatura (amplia-se sua largura) na metade do motor; 2-As Mercedes originais não tinham curvaturas tão acentuadas na hora de se ampliar a largura; 3-A longarina passa por baixo do diferencial, na parte traseira; 4-A longarina das Mercedes SSK ou mesmo das 15/70/100 hp iam por cima do diferencial, com uma curvatura ascendente, não descendente como vemos nas fotos; 5-A suspensão dianteira está muito diferente das originais, que têm a longarina com a curvatura que sobe e desce, não que desce e sobe como deste modelo. Ao fim do texto, um chassis de uma Mercedes padrão. Comparem!









Tivemos a excelente colaboração do amigo JP Gazineu, que nos indicou as imagens acima!



O motor de uma 15/70/100 PS: Confere com o desta!



Mas seu lado esquerdo é diferente do motor de uma SSK quanto à alimentação - comparem os exemplos:




O chassis quando exposto no Museu de Caçapava/SP:



Um modelo similar.

2 comentários:

  1. Seu artigo é deveras interessante mas levanta sérias dúvidas para os aficionados. Os modelos S, SS, SSK e SSKL não derivam do 15/70/100 (400 a partir de 1926) mas sim do 24/100/140 (630 após 26). No mesmo ano de 26 a fábrica lançou uma série esportiva denominada K (de "kurz", chassis encurtado) que eventualmente transformou-se naquela sopa de letras. Uma das diferenças para os carros de passeio era o rebaixamento da plataforma. Por outro lado, a partir de 27 todos esses modelos receberam um chassis tipo "underslung", com longarinas dispostas sob o eixo traseiro, de modo que a estrutura do automóvel exibido pode ser de origem M-B. Entretanto, os tipos SSK e SSKL voltaram ao esquema "overslung" para adequar-se ao entre-eixos ainda mais reduzido.Outro problema é o acionamento dos freios que originalmente era por cabo flexível e neste exemplar parece de tipo hidràulico. Tambem o volante de direção é diferente do usado nos modelos de luxo como o 400 e o 630. Talvez esse auto seja um modelo K que sofreu várias adaptações. AGB

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    1. Eu fui direto, prezado AGB: Este chassis não é Mercedes. Nenhum chassis Mercedes da década de 1920 tinha este formato confuso. O motor, conforme postado acima, é da 15/70/100hp, que se difere muito no cabeçote/compressor de sua antecessora, a 28/95hp. Segundo um livro da Mercedes que tenho por aqui, a primeira SSK foi feita sob um chassis 28/95hp, para corridas. Em seguida, porém, as legítimas SSK têm motores baseados nos motores da 15/70/100 PS, destarte o uso do mesmo bloco de 7,0 litros. Sds.

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