
Em 1931, a UF do Rio Grande do Sul era governada pelo General Flores da Cunha. Foi quando um enorme Stutz Limousine aberta fora adquirido e prestou serviços por 03 décadas ao governo gaúcho. Nas fotos de época, vemos o imponente automóvel americano levando o então presidente da República João Goulart pelas ruas de Porto Alegre, em 1961. Segundo consta, o veículo foi fabricado com uma carroceria especial de sete lugares, e tem motor de 8 cilindros em linha com comando lateral de válvulas (SV-16). O ano de fabricação segue uma incógnita: Uns dizem ser de 1928, o que refutamos pela características, as quais se reportam aos modelos de 1929 a 1931 (radiador, faróis e pára-lamas). Então seria necessária uma averiguação na placa de identificação do automóvel, que hoje está no Palácio do Piratini em exposição ao público, ao lado de um Ford modelo "T" que também serviu ao governo gaúcho. Não obstante, aqui no OSA vemos um dos mais importantes e raros modelos do acervo brasileiro de veículos antigos - felizmente, muito bem guardado e cuidado.
Também penso que seja um modelo 29-30, considerando a grade do radiador. Contava-se aqui em POA que o carro fora adquirido em 1928 por um indivíduo, cuja fortuna evaporou-se com a crise de 1929. Para salvá-lo da bancarrota, seu amigo interventor Flores da Cunha comprou o Stutz para uso do governo. Mas o automóvel está bastante descaracterizado, inclusive usando motor de um Chevrolet Brasil. Talvez algum entusiasta sulino mais enfronhado possa corroborar (ou refutar) esses dados. Por outro lado, seria interessante descobrir se este exemplar é um modelo "M" ou seu irmão mais barato, o Blackhawk. Este último tinha motor Stutz 6 cilindros (OHC) ou Continental 8 cilindros(com válvulas laterais). Aliás, SV-16 quer dizer "single valve 16" (comando no cabeçote com 16 válvulas) em oposição ao sistema DV-32 (duplo comando com 32 válvulas). AGB
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